Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Copacabana recebe primeira grande ação de ordenamento urbano da Prefeitura do Rio

Operação da Polis conta com 100 guardas municipais e 15 fiscais da Fazenda


29/08/2017 11:23:00


O bairro de Copacabana, na Zona Sul da cidade, está recebendo a primeira grande operação de ordenamento urbano da Prefeitura do Rio por meio da Política Municipal de Licenciamento Sustentável do Comércio Ambulante (Polis). A ação está sendo realizada nesta terça-feira, dia 29, em diversas ruas do bairro contando com emprego de 100 guardas municipais e 15 fiscais da Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (Cgeu) da Secretaria Municipal de Fazenda, além de 34 viaturas, incluindo motocicletas.


Até o momento, um homem detido após ter sido flagrado por equipe do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) tentando arrombar uma banca de jornal na rua Hilário Gouvêia foi conduzido para a 12ª DP (Copacabana). Além disso, guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) apreenderam 124 óculos escuros pirateados na orla, na altura do Posto 5, com um ambulante senegalês. O homem foi conduzido para a 13ª DP (Ipanema). E a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos fez o acolhimento de quatro pessoas em situação de rua.


O objetivo das operações é reordenar o espaço urbano e criar oportunidades de renda, respeitando as condições de concorrência entre empreendimentos formais e informais, criando Feiras Ambulantes, que serão feitas pela Cgeu. Além disso, as equipes realizam ações preventivas e de orientação para evitar a montagem de estruturas irregulares. A ação de hoje está sendo acompanhada pelo secretário de Ordem Pública, Paulo Amendola; pela comandante da Guarda Municipal do Rio, inspetora geral Tatiana Mendes; pelo coordenador da Cgeu, Eduardo Furtado; pelo superintendente da Zona Sul, Marcelo Maywald; e pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher.


- Estamos atuando para assegurar definitivamente a ordem pública na cidade do Rio de Janeiro, começando hoje pela Zona Sul, devido a muitas queixas dos moradores relacionadas a furtos de pessoas nas areias na praia, além da venda ambulante ilegal no interior do bairro, no meio de ambulantes autorizados. Vamos relaizar a operação em outras áreas também, chegando até Santa Cruz. Vamos coibir o comércio ambulante irregular, uma vez que já foi comprovada a relação entre o roubo de cargas e o comércio ambulante sem autorização – destacou o secretario Paulo Amendola.


Além das ações preventivas para coibir o comércio ambulante irregular, a medida inédita da Prefeitura do Rio pretende criar Feiras Ambulantes, dependendo da avaliação do impacto comercial em relação ao comércio licenciado formal, a partir de estudo que está sendo desenvolvido pela Cgeu. Com a nova medida, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), braço operacional da Seop, está autorizada a tomar providências cautelares necessárias, a fim de sanar o problema de obstrução e ocupação irregular de área pública pelo comércio ambulante não autorizado, recolhendo produtos e equipamentos, se necessário e mediante a emissão do Termo de Retenção de Mercadoria.


- A Guarda Municipal vai ocupar toda a cidade do Rio de Janeiro para promover o ordenamento do espaço, respeitando sempre o outro, deixando livres as áreas de ir e vir. Os guardas municipais são orientados a desenvolver as atividades para garantir esse direito, mas sempre com equilibrio e cortesia. Os cidadãos esperam segurança, não só a sensação, mas de fato e de direito, e a Guarda Municipal está contribuindo para promover isto, através também do ordenamento urbano – afirmou a inspetora Tatiana.

 

Também presente na ação, o presidente da Associação de Ambulantes de Copacabana, Pedro Mota, apoiou a iniciativa da Prefeitura. “ Vim aqui agradecer aos guardas e aos fiscais, pois os ambulantes irregulares faziam uma concorrência desleal até para nós, que trabalhamos legalmente, com nota fiscal, produtos legais”, concluiu.

 

Ações iniciadas na segunda-feira As ações da Polis foram iniciadas na segunda-feira, dia 28, com ações pontuais de orientação e fiscalização nos bairros da Glória, Catete, Madureira, Méier, Largo do Machado, Copacabana, Bangu e Campo Grande.


Imagens relacionadas:


» Copa_3







» Copa_2







» Copa_1