Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas municipais usarão novo uniforme para patrulhar praias

Mudança para cor azul dará mais visibilidade aos guardas que atuam diariamente em pontos estratégicos da areia


04/08/2017 08:41:00


Guardas municipais do Grupamento Especial de Praia (GEP) usarão novo uniforme, nas cores azul e preta, a partir deste sábado, dia 5, para o patrulhamento da orla das zonas sul e oeste da cidade. A mudança foi realizada para dar mais visibilidade aos guardas que atuam na areia, facilitando a localização por banhistas. Com camiseta azul clara, bermuda preta e chapéu do tipo australiano também de cor preta, o uniforme substituirá o antigo modelo nas cores bege e branco.

Além dos benefícios para a rotina operacional do GEP, o novo uniforme também levou em consideração o conforto e o bem-estar do efetivo, que atua diariamente nas praias do Leme ao Pontal. Foram escolhidos tecidos leves, que facilitam a transpiração e foi mantido o chapéu no formato australiano, que dá maior proteção contra os raios solares.

- Percebemos a necessidade de mudar no dia a dia do serviço operacional. O uniforme antigo era muito claro e não se destacava na areia. Agora eles terão maior visibilidade com a camisa azul clara. O novo modelo será bom para os guardas e também para a população, que poderá ver as equipes com mais facilidade, principalmente no verão quando as praias estão lotadas - destacou a inspetora geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal.

O GEP atua exclusivamente na faixa de areia, com efetivo total de 375 guardas, de forma estratégica e especializada, tendo como foco a orientação de banhistas sobre as posturas municipais (como a proibição de cães na areia e de práticas esportivas em horário irregular) e a coibição de pequenos delitos, como roubos e furtos. A equipe também presta auxílio aos banhistas em casos de crianças perdidas, que costumam ser enviadas para as tendas operacionais. As tendas também passaram por reformulação no verão passado e já possuem a cor azul ampliando a visibilidade na areia.

Operação Verão - A Guarda Municipal registrou 5.045 ocorrências (entre elas, 243 prisões em flagrante) que envolveram guardas do GEP nas ações de patrulhamento nas praias durante a Operação Verão 2016/2017. A operação foi marcada no início do ano pela implantação do Plano de Prevenção contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias da Cidade, criado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O plano resultou na integração da GM-Rio com a Polícia Militar, utilizando rádios de comunicação na mesma frequência, na instalação de base avançada na Pedra do Arpoador, em Ipanema, além do projeto de videopatrulhamento, com guardas monitorando a orla 24 horas, por meio de câmeras da prefeitura.

Do total de registros, 3.283 foram relacionados ao Código de Posturas Municipal (1.437 de orientações sobre a proibição de cães na areia e 634 de prática esportiva, como frescobol e altinho), 704 foram de auxílio ao público, 416 envolveram o comércio ambulante nas praias, 276 registros de crianças perdidas e devolvidas aos pais, 230 sobre outras ações e 136 crimes em que os guardas atuaram com prisões na orla. O quantitativo de prisões que a GM-Rio efetuou foi 68% maior do que no verão passado, quando 81 ocorrências foram registradas nas delegacias. Nesse período, 563 crianças e adolescentes foram apreendidos em situações diversas, como em flagrante delito e em situação de vulnerabilidade, sendo encaminhados para delegacias, conselhos tutelares e abrigos com o apoio de assistentes sociais da prefeitura. 


Imagens relacionadas: