Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal promove workshop sobre uso de técnicas de MMA na Defesa Pessoal

28/07/2017 16:50:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou, nos dias 27 e 28 de julho, workshop sobre uso das técnicas de MMA na Defesa Pessoal com objetivo de capacitar e auxiliar os guardas municipais, que atuam diariamente nas ruas da cidade, a agir com mais segurança em ocorrências que exigem a aplicação das técnicas das artes marciais. As atividades aconteceram na sede da instituição, em São Cristóvão, e contaram com cerca 30 guardas municipais integrantes de grupamentos especiais, coordenadorias regionais e da Academia de Ensino, que atuaram como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
Durante a abertura do evento, o presidente da Comissão Desportiva da GM-Rio, inspetor Marco Aurélio Pereira, deu as boas-vindas e destacou a importância da realização do evento.


- Hoje é um dia muito especial. Acredito que essa é uma oportunidade valiosa, que além de agregar conhecimento, serve também para trocar experiências. O inspetor também afirmou que não há defesa pessoal sem o conhecimento de todas as técnicas, ainda mais para os agentes que atuam na área de segurança pública.


Organizado pela Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal (CPDP) e pela Comissão Desportiva (CDGM), o evento contou com instrutores da própria GM-Rio e também do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros e das Polícia Militar (BOPE, GAM e Choque) e Civil. Jiu-jitsu, Judô, Boxe, Muaythai, Wrestling, Sambô, Kickboxing e MMA, foram as modalidades abordadas pelos instrutores que, além de mestres, são também competidores. Além das atividades práticas, que ensinaram o correto emprego das técnicas, visando garantir a segurança de possíveis infratores e vítimas e dos próprios agentes, o workshop também contou com palestra sobre a legislação e a visão jurídica que definem e regulam os limites do uso das técnicas de MMA como Defesa Pessoal.


- Estamos buscando promover a troca de conhecimento entre as forças que operam a segurança na nossa cidade. Compartilhar as boas práticas e o que está dando certo em relação às técnicas aplicadas nos ajuda a evoluir e a estar mais preparados para lidar com imprevistos. Além disso, queremos motivar nossos guardas a buscarem o preparo técnico e o condicionamento físico, que são essenciais na nossa profissão, para garantir a segurança dos envolvidos nas ocorrências e porque proporcionam autocontrole, disciplina e concentração para a tomada de decisões – destaca o inspetor Marcelo Sousa, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, que é faixa marrom de Jiu-Jitsu e um dos idealizadores do Manual de Uso Diferenciado da Força da instituição.

 

Além dos profissionais de segurança pública, o Workshop da GM-Rio também contou a participação de André Chatuba, atleta profissional da categoria peso-meio-médio. André Chatuba é especialista em Luta Livre Esportiva, Muay Thai e Boxe e tem 39 vitórias no cartel de 49 lutas. Ele foi duas vezes campeão do Fight Night na Rússia e do Bellator nos Estados Unidos (segundo maior evento de MMA do mundo), também foi campeão do Show Fight Enterprise no Equador, GP do Biteti Combat no Rio de Janeiro e do WFE na Bahia, além de ter vencido três vezes a competição Shooto Brasil.


Imagens relacionadas: