Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Inspetor Gregório Filho lança livro sobre Policiamento Comunitário

28/07/2017 13:28:00


Inspetor Genésio Gregório Filho realizou uma tarde de autógrafos na quinta-feira, 27, para o lançamento do livro "Policiamento Comunitário: A experiência do Grupamento de Guardas Comunitários da GM-Rio no Conjunto Habitacional Bandeirantes – Vargem Pequena", pela editora Autografia, onde analisa a filosofia do Policiamento Comunitário a partir de uma experiência pessoal, quando comandou o grupamento entre os anos de 2010 e 2011.


A cerimônia foi realizada no salão nobre da sede da GM-Rio, em São Cristóvão, e contou com a presença do secretário de Ordem Pública, Paulo Amêndola, da inspetora geral Tatiana Mendes, além de guardas municipais, comandantes de diversas unidades operacionais e convidados.



- Quando assumi o comando, passei a estudar e a pesquisar sobre o tema, para estar mais preparado para lidar e auxiliar os cidadãos e o efetivo que trabalhava comigo. O estudo virou tema do meu trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em Segurança e Cidadania e agora se tornou livro - destaca o inspetor.



A filosofia de Policiamento Comunitário ou de Proximidade trata da interação e parceria entre a população e as forças policiais para prevenção e solução de problemas, como crimes e desordens. Embora os debates sobre o tema estejam em evidência na atualidade, a obra é pioneira, ao abordar a filosofia relacionada ao contexto das guardas municipais.

 

Sobre o autor - Guarda Municipal de carreira, inspetor Gregório é graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduado em Segurança e Cidadania pela Universidade Cândido Mendes e mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense.


Link do site da editora Atografia para compra do livro: https://goo.gl/z54gs5  


Imagens relacionadas: