Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Grupamento Tático Móvel comemora seu segundo aniversário

25/07/2017 14:27:00


Em comemoração ao seu segundo aniversário, o Grupamento Tático Móvel (GTM) realizou, na manhã desta terça-feira, dia 25, cerimônia na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, para homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da unidade. Entre os agraciados estavam ex-comandantes, guardas e servidores da GM-Rio, além de integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e instrutores que participaram da formação dos guardas que compõem o grupamento.


Durante a cerimônia foi exibido um vídeo com registro de momentos históricos e do dia a dia da unidade. No pátio do BG, cerca de 50 guardas do GTM fizeram uma corrida matinal sendo recepcionados por todos os convidados com objetivo de mostrar a rotina de exercícios e treinamento tão importantes na rotina operacional. Além disso, um coquetel foi servido aos convidados na sede do GTM, no 3º andar, em espaço utilizado para treinamento e que foi recentemente reformado com colaboração dos guardas da unidade.


O comandante do Grupamento Tático Móvel, inspetor André Luiz Pires, destacou o comprometimento dos integrantes da unidade tanto na reforma da unidade quanto na rotina operacional.
- Faz um ano que estou à frente da unidade e aceitei o desafio com o propósito de tornar o GTM ainda mais especializado e agradeço a todos que acreditaram no trabalho que está sendo realizado e estendo esse agradecimento aos guardas pelo comprometimento que demonstraram amor pela instituição, ajudando a reformar a sede do grupamento - disse o inspetor André Luiz Pires.


A comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, ressaltou a importância do grupamento para a população do Rio de Janeiro.
- Este é um momento muito especial para a instituição e tenho certeza que vamos alcançar ainda mais com boa vontade e muito trabalho de equipe. O serviço que vocês realizam é fruto de muito treinamento e agradeço a todos vocês por serem verdadeiros anjos da guarda da cidade – disse a inspetora geral, Tatiana Mendes.


O coordenador de Grupamentos Especiais, inspetor Luciano dos Santos relembrou momentos da história da GM-Rio e do trabalho junto à população da cidade.
- Cada vez mais o guarda municipal é necessário como condutor da cidadania e evoluímos muito com o passar dos anos. Temos equipamentos melhores, viaturas melhores e recriamos o grupamento com boa experiência daqueles que passaram por aqui e essa evolução é mostrada pela quantidade de ações integradas na cidade em conjunto com outros órgãos da prefeitura, além da Polícia Militar e estamos cada dia mais preparados para isso – afirmou o inspetor Luciano dos Santos.


Histórico: A primeira formação do GTM foi em maio de 1994, com a finalidade de desenvolver ações de emergência em ordenamento urbano. Foi chamado de Grupo de Apoio Operacional (GAPO) em 1995 e rebatizado de Grupo Tático Operacional (GTO), sendo, posteriormente, chamado de Grupamento Tático Móvel, de 1998 até 2011. Em 2015, o GTM foi recriado para reforçar ações de patrulhamento motorizado em diversas regiões da cidade, em situações de pronto emprego em operações especiais e atuando também em apoio a todas as unidades operacionais da GM-Rio.


A unidade conta com 348 guardas e 13 viaturas, além de servidores que trabalham internamente para dar suporte às ações na cidade. Utilizando a cor azul destacada no uniforme, na boina e no colete operacional, o GTM atuou nos principais eventos realizados na cidade nos últimos anos, como a Copa do Mundo, Olimpíadas e Paralimpíadas.


Imagens relacionadas:


» GTM5







» GTM9







» GTM8,







» GTM6







» GTM10