Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio tem esquema especial de patrulhamento para blocos de carnaval em toda a cidade

26/01/2017 18:16:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) apresentou, na manhã desta quinta-feira, 26, o esquema especial para o carnaval de rua durante coletiva de imprensa organizada pela Riotur no Centro de Controle Operacional, na Cidade Nova. Para o ordenamento urbano e o patrulhamento em geral dos blocos oficiais de carnaval, a GM-Rio atuará com 5.493 guardas, distribuídos por diversos bairros de todas as regiões da cidade com o apoio de 407 veículos.

 

Além deste efetivo, guardas que atuam no trânsito estarão empenhados nos pontos de bloqueios elaborados pela CET-Rio e nos principais cruzamentos de cada região para garantir a fluidez do tráfego. O esquema de trânsito envolverá 900 homens, entre guardas e controladores de tráfego, tendo o apoio de 60 carros e 50 motocicletas, que trabalharão para ordenar o trânsito, coibir o estacionamento irregular e orientar os pedestres. Para a desobstrução das vias, 30 reboques estarão posicionados em pontos estratégicos.

Diretor de Operações da GM-Rio, inspetor regional José Ricardo da Silva, explicou como funcionará o esquema e deu orientações importantes para o ordenamento da via pública. "O bloco tem um tempo de desfile estipulado pela Riotur e CET-Rio que deve ser respeitado. Em virtude da necessidade de liberação das vias, as pessoas devem sair ou se dirigir a outro bloco porque o local pode servir de desvio e a Comlurb precisa fazer a limpeza. É importante que o ambulante autorizado e o folião saiam do local assim que termine o bloco", destacou o diretor.

 

A GM-Rio também atuará em parceria com a Polícia Militar e em ações conjuntas com a Coordenadoria de Controle Urbano, para evitar que ambulantes não autorizados atrasem a passagem dos blocos, além do programa Lixo Zero, da Comlurb, para evitar que foliões urinem nas ruas.

 

O planejamento operacional foi elaborado com base na expectativa de público e no impacto que as manifestações populares causam na cidade.


Imagens relacionadas:


» COR1