Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas municipais do Rio conduzem tocha olímpica

05/08/2016 14:49:00


Além da operação especial para garantir o ordenamento urbano e do trânsito na cidade do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) também está vivenciando toda a emoção do espírito dos jogos na condução da tocha olímpica. Quatro guardas municipais foram selecionados para integrar o time de condutores do símbolo, representando toda a corporação.

Os GMs Jordhan Lessa e Mauro Nogueira e a subinspetora Malena Nunes conduziram o símbolo olímpico juntos, na noite de quarta-feira, dia 3, no município de Nova Iguaçu. E na noite desta quinta-feira, dia 04, o inspetor Marco Aurélio Pereira, conduzirá a tocha no bairro de Vila Valqueire, na Zona Oeste do Rio.

Abaixo estão os perfis dos guardas condutores da tocha olímpica.

Jordhan Lessa - Aos 49 anos, Jordahn Lessa é considerado o primeiro guarda municipal transexual do Rio de Janeiro. É autor do livro "Eu, trans. A alça da bolsa. Relatos de um transexual", de 2014, onde conta experiências de superação de preconceitos e desafios pelos quais passou ao longo da vida e tem como objetivo ajudar não somente transexuais, mas também familiares e educadores, a lidar com a diversidade sexual. Há nove anos na Guarda Municipal, o GM Lessa, atualmente integra a equipe da Coordenadoria de Valorização do Servidor (CVS), onde ajuda a cuidar do bem-estar dos funcionários da GM-Rio e participa de diversas palestras, projetos e eventos relacionados a identidade de gênero e a valorização e direitos do público LGBT.

Mauro Nogueira – Guarda símbolo da da Urca, Mauro é mais conhecido como Bigode pelos moradores do bairro. Aos 62 anos, o GM costuma percorrer diariamente as ruas da Urca para fiscalizar o cumprimento das posturas municipais e garantir a ordem no trânsito, sempre a pé, para conhecer melhor e interagir com moradores e frequentadores do bairro e também estudar detalhes e características da região. Bigode, segundo definição própria, atua como um guarda comunitário. No dia a dia, ele costuma atravessar idosos no sinal e, principalmente, auxiliar alunos do Instituto Benjamin Constant para prevenir acidentes ou quedas. Essas pequenas atitudes passaram a chamar a atenção e cativaram os moradores do bairro, que o respeitam e elogiam constantemente seu trabalho. 

Subinspetora Malena Nunes – Na GM-Rio há mais de 18 anos, a subinspetora Malena Nunes aceitou o desafio de coordenar as atividades da Assessoria de Planejamento e Monitoramento Operacional de Grandes Eventos (APMO) e vem trabalhando incansavelmente no acompanhamento do trabalho operacional da GM-Rio desde os eventos-teste.

Inspetor Marco Aurélio Pereira - O inspetor Marco Aurélio, de 44 anos, faz parte dos quadros da GM-Rio há 22 anos, praticamente desde a criação da instituição. Com larga experiência no ordenamento da cidade, já chefiou grupamentos de trânsito e de controle urbano e é um dos grandes incentivadores do esporte na Guarda Municipal. Além de ser praticante e competidor de diversas modalidades desportivas, como o kickboxing, karate, atletismo e badminton, ele foi idealizador e um dos responsáveis pela implantação da Comissão Desportiva da GM-Rio, que apoia os atletas da Guarda na participação de competições de diversas modalidades, de níveis amador e profissional, e também estimula a prática esportiva entre GMs e funcionários, para promover a melhora do condicionamento físico e o bem-estar do efetivo. Pereira ainda está à frente de ações de inclusão social promovidas pela GM-Rio e também pessoais. Com uma infância pobre, o inspetor teve no esporte um dos incentivos para superar a miséria e sair da marginalidade vivida quando adolescente. Hoje, ele desenvolve diversos projetos sócio-educacionais com crianças e adolescentes, próximo à comunidade onde vive.

Guardiões oficiais da Bandeira Olímpica - Em agosto de 2012, os guardas municipais foram escolhidos para serem os guardiões permanentes das bandeiras olímpica e paralímpica, que são os maiores símbolos do espírito e dos jogos olímpicos, compondo a Guarda de Honra da Bandeira Olímpica. A equipe, experiente neste tipo de atividade, é formada por 12 GMs da Gerência de Cerimonial e Eventos (GCE) que conhecem bem os protocolos de transporte, hasteamento e tipos de dobradura de bandeiras, que, no caso da bandeira olímpica incluem o uso de luvas para o manuseio.


Imagens relacionadas: