Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Patrulha Ambiental resgata tucano e cobra na Zona Oeste da cidade

05/04/2016 17:09:00


Guardas municipais da Patrulha Ambiental - parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Municipal - realizaram o resgate de uma cobra e de um tucano, neste sábado, dia 2, na zona Oeste da cidade. Os dois resgates foram realizados após chamado de cidadãos por meio da Central 1746. 

 

O tucano foi encontrado com ferimentos no peito, na rua Doutor Odim Gois, na Taquara. Segundo relato dos moradores do local, o animal caiu de uma árvore muito alta após brigar com outro tucano. Ele estava bastante agitado e chegou a provocar um corte profundo no dedo de um homem que tentou capturá-lo antes da chegada da Patrulha. Os agentes realizara o resgate com segurança. O tucano foi levado para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá. O rapaz que teve o dedo machucado foi direcionado a uma unidade de saúde para cuidar dos ferimentos.


 
Já a cobra, uma limpa-campo, foi encontrada em um canteiro de obras na Estrada de Camorim, em Jacarepaguá. Ao encontrá-la, os funcionários a isolaram e acionaram a Patrulha. Após o resgate, a cobra, que não é peçonhenta, foi encaminhada para o Parque Municipal de Marapendi, onde foi solta. Ela não apresentava ferimentos ou qualquer tipo de alteração.

 

As cobras estão em segundo lugar no ranking de resgates realizados pela Patrulha Ambiental neste ano. Foram 23 resgates de animais da espécie nos três primeiros meses do ano. No total, foram realizados 334 resgates de animais silvestres e o primeiro lugar ficou com os gambás, com 146 resgates. 


 
A Guarda Municipal orienta a população sobre o resgate de animais silvestres: ao flagrá-los em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, deve-se acionar a equipe da Patrulha Ambiental para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável. Os agentes podem ser acionados por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.  


Imagens relacionadas: