Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal inaugura Centro de Treinamento Físico para efetivo

30/03/2016 15:21:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) inaugurou, nesta quarta-feira, dia 30, um centro de treinamento físico para seu efetivo. Denominado CTF Subinspetor Antônio Carlos Gonçalves da Silva, em homenagem a um dos instrutores da Academia de Ensino da instituição, falecido em 2013, o espaço funcionará na sede da GM-Rio, em São Cristóvão, e contará com uma academia de atividades físicas e um dojô para prática de artes marciais. A cerimônia de inauguração aconteceu no dia em que a GM-Rio completa 23 anos e faz partes das comemorações de aniversário da instituição.

 

A iniciativa é fruto de parceria da Guarda com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), que proporcionou a aquisição de 40 aparelhos e equipamentos que compõem o novo espaço. Também são parceiros da GM-Rio no projeto a Legião da Boa Vontade (LBV) e a fornecedora de tatames profissionais Prime Esportes. O objetivo é oferecer ao efetivo e aos funcionários da GM-Rio um local para aprimorar o condicionamento físico, o que é essencial na rotina operacional, e também para promoção do bem-estar e da saúde, sendo um dos legados que os grandes eventos deixarão para a instituição.

 

O ato de inauguração contou com a presença do comandante da GM-Rio, cel. Luis Claudio Laviano; do coordenador geral de Articulação e Apoio da SESGE, Roberto Reis Monteiro Neto; de gestores e guardas-atletas da GM-Rio; além de familiares do subinspetor homenageado. Durante a solenidade, o comandante destacou a importância da inauguração do CTF.

 

- O equipamento entregue hoje demandou trabalho e exigiu união de todos os envolvidos na idealização e implementação do projeto. Mas, é um grande legado para a GM-Rio, pois servirá para cuidar do bem-estar e da saúde dos guardas. Esse espaço mostra a preocupação da Prefeitura e da Guarda com o servidor público que se dedica ao ordenamento urbano da cidade e precisa estar preparado física e emocionalmente para servir com excelência aos cidadãos – destacou.

 

Após a inauguração, já foi iniciado o processo de avaliações personalizadas e preparação de programa de treinamento adequado para cada usuário. As atividades serão coordenadas e supervisionadas pela Comissão Desportiva da GM-Rio, composta por guardas com formação em Educação Física e em Artes Marciais, que darão suporte aos usuários. O local será aberto a todo o efetivo e funcionários e também será utilizada nas instruções da Academia de Ensino da GM-Rio durante a formação, aperfeiçoamento e atualização de aprendizagem dos guardas municipais.

 


Encerramento da Semana Olímpica - Além da inauguração do novo espaço para os guardas, a quarta-feira também está marcando o encerramento da 5ª edição da Semana Olímpica. O evento, iniciado no dia 21 de março, foi uma das ações promovidas pela GM-Rio para prestigiar e envolver todos os guardas municipais e funcionários nas comemorações do aniversário.

 

Ao longo da semana, os guardas participaram de competições-relâmpago de diversas modalidades esportivas, individuais e em equipe. O encerramento da Semana Olímpica contará com a final da competição de futsal e a disputa de cabo de guerra, uma das mais populares entre o efetivo, além de bastante tradicional em competições de órgãos de segurança e ordenamento e também nas Forças Armadas, por estimular de forma descontraída a cooperação em equipe e trabalhar força física e estratégia. 


Imagens relacionadas: