Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal recebe 353 viaturas novas

17/11/2015 15:52:00


Veículos também contam com nova identidade visual, alusiva às belezas naturais do Rio



A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) está recebendo 353 viaturas novas para serem empregadas no patrulhamento da cidade. Os primeiros veículos foram apresentados pelo secretário municipal de Ordem Pública, Leandro Matieli, e pelo comandante da corporação, Rodrigo Fernandes, na manhã desta terça-feira, dia 17, no Campo de Santana, no Centro do Rio.



Os veículos começarão a ser utilizados nas vias da cidade já a partir da próxima semana. A renovação é um dos projetos da corporação para os Jogos Olímpicos de 2016, que ficará como legado. O perfil da nova frota foi planejado para dar mais mobilidade à rotina de atuação dos guardas municipais.



- Tivemos um enorme ganho operacional com a renovação da frota. Com a aquisição de mais ônibus, vans e picapes, vamos aprimorar a logistíca de transporte de efetivo. Também vamos otimizar as operações com o emprego dos novos caminhões - destacou o comandante durante a apresentação dos veículos.



Além dos veículos pesados, a GM-Rio também investiu na adoção de uma quantidade maior de motocicletas, que darão maior mobilidade ao patrulhamento e na fiscalização de trânsito, agilizando o deslocamento dos guardas para atendimento de demandas, principalmente as encaminhadas pela população por meio da Central 1746.



A nova frota é composta por 102 motocicletas, 94 veículos leves, 68 picapes grandes, 26 picapes pequenas, 57 vans, três micro-ônibus, dois caminhões e um ônibus.




Nova identidade visual
A nova frota também conta com uma identidade visual reformulada, ficando mais moderna e com linhas mais leves, passando a contar com imagens alusivas ao sol e ao Pão de Açúcar, em referência às belezas naturais da cidade. O visual foi criado com custo zero, pela própria corporação, por guardas e funcionários ilustradores, desenhistas e designers gráficos, que foram descobertos no efetivo.



"Procuramos trabalhar com elementos que são a cara do Rio. Não há como olhar para o Pão de Açúcar e não lembrar da Cidade Maravilhosa, principalmente em um período em que a cidade terá grande projeção, por conta das Olimpíadas", afirmou o servidor Márcio Sterque, designer gráfico e um dos responsáveis pela nova arte dos veículos.



Com mais de 10 anos de serviços prestados à corporação, o designer também afirmou que ainda está se acostumando em ver seu trabalho ganhando destaque, e que está muito feliz de poder contribuir para a corporação com seu talento. 


Imagens relacionadas: