Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal participa de campanha sobre estacionamento para idosos

02/10/2015 17:00:00


Guardas da Coordenadoria de Trânsito (Ctran) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) participaram, na manhã de quinta-feira, dia 1º, de uma campanha de conscientização para garantia de vagas de estacionamento destinadas a idosos em um shopping da Zona Norte da cidade. A ação foi realiza em parceria com as secretarias de Ordem Pública, Transportes e Envelhecimento Saudável e a data escolhida foi no Dia Internacional do Idoso.

 

Em menos de três horas, a operação de conscientização notificou com a multa moral 50 veículos flagrados estacionados em vagas de idoso de forma irregular no interior do shopping. Os adesivos foram aplicados por idosos que participam do projeto Casas de Convivência, da Secretaria de Envelhecimento Saudável, acompanhados dos guardas municipais Nunes e Marcelly, além de uma agente da Seop. Na ação de quinta-feira, nenhum condutor foi multado. O objetivo da campanha, neste momento, não foi punir, mas sim fazer com que os motoristas prestassem atenção nas vagas reservadas.

 

Algumas das vagas até estavam sendo utilizadas por idosos, contudo, eles não tinham o Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idoso. Durante as abordagens, agentes da Seop e guardas municipais explicaram aos idosos sobre a importância do cartão para garantia do direito e para evitar multas em vias públicas e também em shoppings e supermercados, tendo em vista que na ausência do condutor, o agente não tem como confirmar se o veículo realmente pertence a um idoso.

 

Além do trabalho de conscientização, uma equipe da SMTR estava presente no local para iniciar os procedimentos administrativos para o requerimento do cartão. Dez idosos que não sabiam da exigência preencheram na hora os papeis. Sueli Thurler, 66 anos, moradora do Cachambi, foi uma das que optou por adiantar o processo. "Não sabia da necessidade de andar com o cartão para comprovar que tenho o direito à vaga. Gostei da iniciativa", afirmou.

 

Apenas três carros estavam estacionados de forma regular nas vagas de idosos


Considerando que o número de vagas para idoso é restrito no shopping – equivale a 5% do total de vagas disponíveis -, o número de 50 veículos recebendo o adesivo da campanha com os dizeres "Estacionei na vaga de idoso. Da próxima vez, levo uma multa" pode ser considerado alto. Para efeito de comparação, apenas três carros estavam estacionados de forma regular: com o cartão do idoso válido exposto sobre o painel do veículo, junto ao para-brisa. Os números do ato desta quinta demonstram a importância de atuar para preservar os direitos dos mais velhos.
 


Imagens relacionadas: