Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Patrulha Ambiental resgata coruja com ferida por linha de pipa na Zona Norte

11/09/2015 19:08:00


Guardas também resgataram filhotes de gambá na Zona Oeste

 

Guardas da Patrulha Ambiental –parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a Guarda Municipal – resgataram uma coruja com ferimento provocado por linha chilena, na manhã da última sexta-feira, dia 11, em uma residência localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte. A equipe foi acionada pelos moradores por meio da Central 1746.

 

A coruja, do tipo orelhuda, foi encontrada no quintal da casa enroscada na linha da pipa. Ao chegar ao local, os guardas retiraram a linha, que provocou corte em uma das asas da ave, e a encaminharam para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá, localizado em Vargem Pequena, para receber atendimento veterinário. Ferimentos provocados por esse tipo de material podem ser fatais para as aves ou ainda incapacitá-las para o voo.

 

Ainda nesta sexta, a Patrulha Ambiental fez o resgate de cinco filhotes de gambá em uma residência em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste. De acordo com os moradores que acionaram a equipe da prefeitura, os animais apareceram ao lado da residência sem a mãe. Os pequenos gambás não apresentavam ferimentos, mas também foram conduzidos para o CRAS para receber cuidados veterinários.

 

A Guarda Municipal alerta à população sobre o resgate de animais silvestres: ao flagrá-los em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, deve-se acionar a equipe da Patrulha Ambiental para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem. A Patrulha pode ser acionada por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h. 


Imagens relacionadas: