Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Operação Volta às Aulas: Ronda Escolar retoma patrulhamento com boas-vindas a alunos

24/02/2021 11:20:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro iniciou nesta quarta-feira, dia 24, a Operação Volta às Aulas, com o retorno do Grupamento de Ronda Escolar à rotina de patrulhamento nas unidades da rede de ensino, em apoio à Secretaria Municipal de Educação. As equipes de patrulheiros e de atividades lúdicas deram as boas-vindas aos alunos, reforçando as formas de prevenção da covid-19. A atividade contou com a participação dos mascotes Bela e Gentil, Lápis do Conhecimento e dos novos personagens "sabão" e "álcool em gel", que foram criados durante a pandemia e estarão sempre presentes nas apresentações com alunos da educação infantil.

 

A Ronda Escolar é a principal frente da Guarda Municipal para interação com a comunidade escolar. O patrulhamento preventivo é realizado com foco na proteção das instalações físicas das unidades e no atendimento e apoio às direções das escolas da rede. Durante a pandemia, o patrulhamento foi mantido mesmo com o fechamento das unidades escolares. As atividades socioeducativas foram suspensas e voltarão a ser realizadas de acordo com a solicitação e o agendamento das escolas. As palestras criadas pelos guardas municipais são voltadas para os adolescentes e abordam questões relacionadas à sustentabilidade, família, prevenção às drogas e à violência. As atividades lúdicas contam com variadas peças teatrais, bonecos, fantoches e brincadeiras para estimular alunos do primeiro segmento.

 

– Estamos prestando todo o apoio à Secretaria Municipal de Educação nessa retomada das atividades escolares após um longo período sem aulas presenciais. Nossas equipes da Ronda Escolar estão atentas e tomarão todos os cuidados necessários durante as ações realizadas nas escolas que voltaram a funcionar hoje, buscando sempre o diálogo com pais e alunos para reforçar a importância das medidas essenciais de prevenção da covid-19 – disse o comandante da Guarda Municipal do Rio, inspetor geral Ricardo Soares.

 

Monitoramento do trânsito

 

Com o retorno parcial de escolas municipais e particulares na cidade, o Grupamento Especial de Trânsito fará o monitoramento, a fiscalização e a orientação do trânsito nos principais corredores viários onde há concentração de escolas, que podem registrar movimento maior de veículos no retorno às aulas. Os agentes ficarão posicionados em pontos estratégicos próximos a escolas nos horários de entrada e saída de alunos para dar o suporte necessário a motoristas e pedestres.

 

Dicas de trânsito aos motoristas

 

1. Procure chegar antes para evitar o fluxo de veículos
2. Obedeça a fila indiana
3. Não pare o carro em local indevido, como filas duplas
4. Não ocupe calçadas, porque isso dificulta a passagem de pedestres
5. Faça paradas rápidas no embarque e desembarque
6. Oriente seus filhos sobre a travessia, recomendando o uso da faixa de pedestre
7. Combine previamente um ponto de encontro para o embarque e desembarque, antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais.
8. Esteja sempre atento à sinalização e siga as orientações do guarda municipal.

 

Dicas de seguranças aos pais

 

1. Não esqueça a identificação escolar do seu filho

2. Oriente seu filho a não falar com pessoas estranhas e nem entrar em veículos

desconhecidos

3. Alerte o seu filho sobre o perigo de comprar balas e outros doces no entorno

da escola

4. Dê a mão ao seu filho quando atravessar a rua, e use meios seguros como a faixa de pedestres e a passarela

5.Certifique-se de que seu filho entrou em segurança na escola

6.Em caso de emergência, ligue para a direção da escola ou peça ajuda à Prefeitura (1746) ou à Polícia Militar (190)

7.Combine previamente com o seu filho um ponto de encontro próximo ao portão da escola

8.Siga sempre as orientações do guarda municipal