Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Patrulha ambiental resgata duas jiboias em estabelecimentos comerciais da cidade

Animais foram devolvidos à natureza após o resgate


14/07/2020 15:09:00


A Prefeitura do Rio, por meio da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, resgatou, nesta terça-feira, 14/07, duas jiboias, de aproximadamente 1,5 metro de comprimento, que apareceram em estabelecimentos comerciais nas últimas 24 horas nas zonas Oeste e Sul da cidade.


A patrulha ambiental foi acionada para resgatar uma cobra no forro do telhado de um hotel localizado na Rua São Clemente, em Botafogo. Como o animal estava com um espinho de ouriço preso em sua gengiva, a equipe levou a jiboia para a base da patrulha ambiental, no Centro da cidade, para efetuar a retirada do espinho. A cobra será levada ao Parque Natural Municipal de Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste, para ser devolvido à natureza.



Na segunda-feira, dia 13, a patrulha ambiental atendeu solicitação recebida pela Central 1746 de um estabelecimento comercial na Estrada da Covanca, no bairro do Tanque, para realizar o resgate da cobra. Como a jiboia estava saudável, as equipes levaram o animal até o Parque Natural Municipal da Prainha, na Zona Oeste, onde foi devolvida ao seu habitat natural.

A patrulha ambiental é formada por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental. A Prefeitura do Rio orienta a população a acionar a patrulha por meio da Central 1746, caso flagrem animais silvestres em área urbana na cidade do Rio ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat para um resgate seguro.

O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem. A Central 1746 funciona 24 horas.


Imagens relacionadas: