Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Criador da logomarca da Guarda Municipal se orgulha de ver a marca na bandeira e nos uniformes

31/03/2020 11:40:00


Idealizador da logomarca da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, o programador visual e digital, José Carlos Alves do Amaral, de 64 anos, se orgulha de ver a sua criação, em formato de estrela, estampada na bandeira e nos uniformes dos agentes nas ruas do Rio. Diretor de Arte do gabinete do ex-prefeito César Maia, durante sua gestão, em 1993, ele recebeu a missão de criar e confeccionar a identidade visual da Guarda Municipal, que estava sendo instituída naquele ano na cidade.

 

 

"A demanda veio diretamente do prefeito César Maia. Foram muitos rabiscos no papel, já que na época tudo era feito à mão, uma vez que os programas de design não estavam popularizados para computadores. Em seguida, apresentei algumas sugestões, dentre elas a opção que seria escolhida pela minha equipe e pelo próprio prefeito. Então, eu produzi a arte final na minha prancheta e a confeccionamos para ser apresentada à sociedade carioca", comentou Amaral.

 

 

Para chegar à versão final, ele buscou se basear em referências iconográficas que representassem autoridade. Após realizar uma extensa pesquisa de campo, o programador visual se recordou da figura mais conhecida de sua infância, a "estrela" representava a autoridade dos xerifes nos filmes e desenhos animados. "Muitas crianças, até hoje, usam esse ícone em suas brincadeiras com os amigos. É um símbolo que atravessa gerações e que continua representando autoridade. Por isso, eu a escolhi", contou.

 

 

Hoje, passados 27 anos, Amaral declara que ainda se emociona ao se deparar nas ruas da cidade com a logomarca criada especialmente para a GM-Rio, estampada em cada uniforme dos guardas. "Tenho muito orgulho de ter criado a marca de uma instituição tão importante para a cidade quanto a Guarda Municipal do Rio de Janeiro. É uma emoção grande para o artista que se dedicou à programação visual e às artes gráficas e plásticas".

 

 

 

 

No dia em que a Guarda Municipal completa mais um ano, Carlos Amaral enaltece a importância da instituição para a cidade ao longo dos últimos 27 anos e faz questão de deixar um recado para os servidores. "Trabalhem com amor ao uniforme e respeitem os seus superiores. Lembrem-se sempre que vocês estão aqui para servir e proteger o patrimônio municipal e, também, o cidadão deste município".