Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal participa com 362 guardas do desfile cívico militar de Sete de Setembro

07/09/2019 13:22:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) participou com 362 guardas do desfile cívico militar em comemoração ao 197º ano da Independência do Brasil, realizado na manhã deste sábado, dia 7, na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio. Ao todo, 147 guardas e 19 viaturas, entre motos e carros, desfilaram este ano. A instituição também montou esquema especial de ordenamento urbano e de controle do trânsito com 215 guardas atuando em pontos estratégicos no entorno do evento, que atraiu muitos cariocas e visitantes.

 

A edição deste ano do desfile contou ainda com a participação especial de 36 alunos do Projeto Guarda Mirim, desenvolvido pela GM-Rio e pelas secretarias municipais de Educação (SME), Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e Ordem Pública (SEOP) que estimula alunos a exercerem sua cidadania e ressalta a importância de valores morais, éticos e sociais. O projeto reúne estudantes do 7º e 8º anos do ensino fundamental das escolas municipais Princesa Isabel, em Santa Cruz, e Medalhista Olímpico Diego Matias Hypólito, em Inhoaíba, ambas na Zona Oeste da cidade.

 

O dispositivo contou também com integrantes da Guarda de Honra, conduzindo as bandeiras do país, do estado, do município e da GM-Rio, e também integrantes dos grupamentos especiais e da Academia de Ensino, além de nove cães empregados no patrulhamento da cidade. A presença da Guarda Municipal no desfile cívico já é tradicional e acontece desde a sua fundação, mostrando interação e integração com as forças militares e de segurança, que visam promover sensação de segurança para a população carioca.


Imagens relacionadas: