Fundação Parques e Jardins - FPJ
Prefeitura lança o Adote.Rio

16/10/2018 10:45:00


A Prefeitura do Rio - por meio da parceria entre Fundação Parques e Jardins, Superintendência do Centro, Fundação João Goulart, Secretaria de Conservação e Meio Ambiente e IplanRio -, acaba de lançar a plataforma digital Adote.Rio, desenvolvida para divulgar e promover a importância da participação da sociedade no processo de gestão ambiental da cidade, buscando atrair potenciais parceiros para a adoção dos bens públicos de uso comum do povo: e áreas verdes, árvores, canteiros, largos, jardins, praças, parques, monumentos e chafarizes. 
 
Hoje, a cidade do Rio soma 1,5 milhão de metros quadrados de áreas adotadas, equivalente a três Quintas da Boa Vista e, dentre outras áreas potencialmente adotáveis, contabiliza 2.200 praças urbanizadas, 36 parques urbanos, 1.300 monumentos e chafarizes e 450 quilômetros de ciclovia.
 
O objetivo é fazer da nova ferramenta digital o principal canal para conhecimento, consulta e atendimento das demandas, de maneira a tornar mais abrangente e transparente todo o processo de adoção. Partindo da ideia de que "adotar uma praça, um parque ou um monumento da cidade é tornar o Rio ainda mais seu", a proposta é otimizar ainda mais o processo de adoção que, diferente do que possa parecer, é bem simples.
 
Como funciona - Inicialmente, estarão listadas no site do Adote.Rio (www.adote.rio) cerca de 71 áreas do Centro e entornos, como Cidade Nova, Santa Teresa, Santo Cristo e São Cristóvão, que estejam potencialmente disponíveis para adoção. O que não inviabiliza que espaços de outras regiões, como zona sul e zona note, por exemplo, também sejam adotados. A ideia é que essa lista seja alimentada continuamente, com a inserção de novas áreas da cidade disponíveis a cada atualização.
 
Basta o interessado identificar a área que deseja adotar e formalizar o pedido através do preenchimento do formulário online. A relação da documentação necessária, bem como outras informações importantes e todas as etapas do processo, também estarão disponíveis na página. 
 
Benefícios e contrapartidas - Não existe qualquer cobrança para formalizar uma adoção. Entre benefícios e contrapartidas, está a associação direta do adotante à imagem de responsabilidade social, marketing alternativo e divulgação da adoção com aplicação da logomarca e inserção de QR Code nas placas e até mesmo totens luminosos, de acordo com as especificações de cada espaço, conforme resolução a ser publicada em Diário Oficial.
 
O adotante também recebe o selo de parceiro do Adote.Rio, que poderá ser utilizado em uniformes e mídias digitais. Além da disponibilização de uma equipe técnica da superintendência local para interação com os demais órgãos e melhorias no atendimento das demandas de serviços municipais.