Fundação Parques e Jardins - FPJ
Mutirão da adoção, iniciado há um mês, já soma 80 processos liberados

22/11/2017 17:35:00


Desde que foi iniciado o mutirão da adoção, há cerca de um mês, a Fundação Parques e Jardins (FPJ) já liberou, até o momento, 80 processos de adoção de parques e praças do Rio de Janeiro. A iniciativa segue com o objetivo de agilizar a liberação de processos pendentes para que as áreas verdes continuem adotadas pela população - garantindo a participação de moradores, empresas e associações - no processo de gestão ambiental da cidade.
 
- A FPJ defende a proposta e incentiva que moradores, empresas e associações adotem as áreas verdes da cidade. Nosso objetivo é, sobretudo, garantir a participação dos cariocas no processo de gestão ambiental da cidade do Rio - destaca Roberto Rodrigues, presidente da Fundação Parques e Jardins. 
 
Chamamento - Em paralelo, na última terça-feira (14/11), a FPJ lançou o edital de chamamento, publicado em Diário Oficial, convidando interessados (pessoas físicas e/ou jurídicas) para participar do Programa de Adoção de Áreas Públicas. São 12 áreas disponíveis, sendo quatro como inéditas para adoção e oito para abertura de novo processo.
 
Ao fim do prazo estabelecido para as candidaturas - sete dias úteis -, todas as propostas recebidas serão avaliadas de acordo com especificações técnicas pré-estabelecidas (como o projeto que contemplar mais benfeitorias para a área, por exemplo), sendo escolhidos, então, os respectivos adotantes.
 
Com isso, espera-se que mais áreas verdes sejam cuidadas pela população, gerando também uma grande economia no orçamento público destinado à manutenção de praças, parques, largos, canteiros, árvores, monumentos e chafarizes.