Fundação Parques e Jardins - FPJ
Fundação Parques e Jardins inicia plantio de mudas nativas na zona sul do Rio

23/10/2017 16:06:00


Ação inclui espécies nativas, como pau-ferro, abricó e sibipirura, entre outras 
 
Árvores urbanas são uma importante estratégia para a melhoria da saúde pública. É o que reforça o novo relatório divulgado pela organização The Nature Conservancy, dos Estados Unidos. E é também o principal objetivo da Fundação Parques e Jardins (FPJ) ao investir em arborização urbana em diversas áreas da cidade do Rio de Janeiro. A partir desta quarta-feira (25), a ação da vez acontece em dois pontos da zona sul: os canteiros das estações da Linha 4 do metrô Antero de Quental e Jardim de Alah, no Leblon, com o plantio de aproximadamente 30 mudas, que incluem, entre outras, espécies de pau-ferro, abricó e sibipiruna. A iniciativa é parte da programação de rotina do órgão, vinculado à estrutura da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), e o trabalho deve ser concluído em até cinco dias. 
 
- Ao investir em ações de plantio consideramos, principalmente, os inúmeros benefícios que as árvores são capazes de proporcionar, sejam ambientais, sociais e até mesmo econômicos. Nossa meta também é reverter a rejeição da população e fazer com que as mudas que plantamos possam reintegrar o homem e a natureza, criando, assim, uma verdadeira relação de identidade com o meio ambiente.  A arborização pública é, sem dúvidas, um dos pontos-chave para garantir um ambiente mais agradável para as pessoas, que ganham áreas sombreadas, conforto e beleza natural. Com mais verde, a cidade respira mais e melhor - destaca o arquiteto Paulo Linhares, diretor de Arborização da Fundação Parques e Jardins.
 
Entre os muitos - e importantes - benefícios que as árvores oferecem, elas ajudam a filtrar o ar, contribuindo na remoção das partículas finas emitidas pelos carros e fábricas, retêm a água da chuva e diminuem as despesas com o aquecimento, além de aumentar a produtividade e o bem-estar, e diminuir até mesmo a incidência de asma e doenças cardíacas nos indivíduos. Isso sem falar que uma árvore (veja só!) pode refrescar o equivalente a cinco ares-condicionados ligados ao mesmo tempo. 
 
Outras ações - A FPJ também deu início ao plantio de 600 mudas na Barra da Tijuca, num percurso de sete quilômetros, começando na Avenida Armando Lombardi, seguindo pela Avenida das Américas e depois a Avenida Ayrton Senna, até a altura do Via Parque Shopping. Outra ação foi o replantio de três palmeiras imperiais na tradicional Rua Paissandu, no Flamengo, em parceria com três unidades de ensino do entorno. Vale citar também a parceria com o Botafogo de Futebol e Regatas que já resultou no plantio de 85 do total de 160 mudas destinadas ao projeto de arborização do Estádio Nilton Santos, no projeto "O Rio planta, o Botafogo cuida". Todas as árvores plantadas nas ações da Fundação têm garantia de manutenção e reposição durante um ano.