Vilas Olímpicas

 
 
Modelo de projeto socioesportivo que começou no início dos anos de 1980, as Vilas Olímpicas da Secretaria Municipal de Esportes (SMEL) têm como característica principal o desenvolvimento através do esporte, com o propósito de colaborar para a formação de um cidadão melhor. Hoje, os equipamentos esportivos estão instalados, em sua maioria, em localidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o que aumenta a importância do seu aspecto social.  
 
Vale ressaltar que as Vilas Olímpicas oferecem modalidades esportivas e recreativas, além de atividades de lazer para pessoas de todas as idades, atuando, inclusive, com a oferta de atividades para pessoas com deficiência. Sob a atuação de profissionais multidisciplinares, são oferecidas aulas de atletismo, natação, basquete, vôlei, futebol, lutas, balé, dança, entre outras. Já para a Terceira Idade, há atividades como caminhada, ginástica, alongamento, dança de salão, natação e hidroginástica.
 
Para completar, há ainda os projeto A Vila é Nossa, que transforma as vilas em área de lazer para moradores nos fins de semana e feriados, e o VIES, parceria com a Secretaria Municipal de Educação para incentivar os alunos da rede a praticar atividades nos equipamentos. No período de férias escolares, as Vilas Olímpicas também funcionam como colônia de férias. Por tudo isso, o projeto das vilas ajuda a democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, a promover a valorização da família, a melhora da saúde como um todo e a descobrir talentos esportivos.