#01

LEGISLAÇÃO ATUAL SOBRE TABAGISMO.

Olá! Se você é responsável por bar, restaurante, hotel ou outro estabelecimento, ou se é fumante ou conhece alguém que fuma e tem interesse em conhecer a legislação e regulamentação mais atual sobre o tabagismo (Lei nº 12.546/2011 e Decreto nº 8.262/2014), fique por dentro das permissões e proibições e contribua com uma cidade mais saudável para todos.

 

LEI 12.546/2011 e Decreto nº 8.262/2014

 

É proibido fumar em ambiente, público ou privado, acessível ao público em geral ou de uso coletivo, total ou parcialmente fechado em qualquer de seus lados por parede, divisória, teto, toldo ou telhado, de forma permanente ou provisória.

 

O estabelecimento está sujeito à multa e demais sanções se permitir fumo em ambiente coletivo total ou parcialmente fechado. 

#02

OS PERIGOS DO TABAGISMO.


O cigarro, todos os anos, leva a óbito mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo, dentre elas, 200 mil brasileiros. Com esses índices, o tabagismo é a causa evitável que mais leva seres humanos a morte e é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão.

 

Além das consequências fatais, o hábito de fumar traz danos de curto e médio prazo para a saúde. Alguns são imediatos, como a perda de fôlego, a maior propensão a doenças respiratórias, o mau hálito e o amarelamento de dentes e dedos. Com o tempo, irritações na garganta passam a ser cada vez mais comuns e a pressão arterial tende a subir, podendo gerar um quadro crônico de hipertensão.

 

Olhando de perto para o cigarro, fica fácil entender porque ele faz tão mal.

 

Gráfico sobre os perigos do tabagismo

#03

QUERO PARAR DE FUMAR.

Se você deseja para de fumar, está no lugar certo. Aqui você encotra informações, dicas e depoimentos de quem conseguiu vencer a dependência e hoje leva a vida sem cigarros.

 

Uma vez tomada a decisão de parar de fumar, prepare-se! A jornada pode não ser fácil, mas certamente mudará a sua vida - e a sua saúde - para melhor. A boa notícia é que alguns efeitos positivos são quase imediatos.

 

 

Efeitos de parar de fumar

 

 

Para ajudar quem deu o primeiro passo e decidiu parar de fumar, a Prefeitura do Rio de Janeiro oferece tratamento especializado, apoio e acolhimento por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, disponível em 200 unidades de saúde, em toda a cidade.

 

 

Onde ser atendido?

#04

SOU FUMANTE PASSIVO: QUERO AJUDAR ALGUÉM A PARAR DE FUMAR.

Quem não fuma, mas convive com tabagistas, sabe como o cigarro incomoda. Se este é o seu caso, saiba que você pode ser uma peça-chave para ajudar um familiar ou amigo a parar de fumar. Que tal entrar nesta campanha e ajudar quem precisa de um empurrãozinho para parar de fumar?

 

 

Riscos para fumantes passivos

 

imagem de linhas na vertical

#05

SOU PROFISSIONAL DE SAÚDE.

Profissionais de saúde têm papel central na prevenção e cessação do tabagismo e na promoção de hábitos favoráveis a uma vida mais saudável. O desafio está em reconhecer e respeitar as escolhas individuais, oferecendo acolhimento, informações e caminhos possíveis para a realidade de cada um.

 

O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde, e organiza suas ações em cinco eixos: ambientes 100% livres de fumo, tratamento para deixar de fumar, prevenção da iniciação no tabagismo, mobilização em datas comemorativas e divulgação da legislação. Em toda a cidade, mais de 200 unidades de saúde oferecem tratamento e orientação para quem deseja parar de fumar. Os profissionais de saúde também realizam rodas de conversa e dinâmicas interativas para estimular a mudança de hábitos e promovem palestras e debates sobre as estratégias utilizadas pela indústria tabagista para atrair novos consumidores, sobretudo adolescentes e jovens.

 

Quer parar de fumar? Saiba quais unidades de saúde oferecem tratamento para parar de fumar na cidade
do Rio de Janeiro.

 

Quer participar das ações para prevenção e cessação do tabagismo? Entre em contato: tabagismo@rio.rj.gov.br

#06

PARCERIA CIDADES SAUDÁVEIS.

A Prefeitura da Cidade do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ingressou em 2018 na Parceria por Cidades Saudáveis, uma rede global de cidades comprometidas com a redução de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), da Bloomberg Philantropies, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o apoio da Vital Strategies na implementalção do projeto.

 

No Rio, o projeto conta também com o apoio da ACT Promoção da Saúde, e o principal objetivo é reforçar a lei de ambientes 100% livres de fumo e a restrição do marketing de cigarros nos postos de venda, importantes medidas de prevenção ao tabagismo. 

 

Parceria Cidades Saudáveis

#07

CIGARRO EM LUGAR FECHADO NÃO É LEGAL.
BAIXE OS MATERIAIS DA CAMPANHA.

 

Download

Saúde é mais que modinha