PUBLICAÇÃO TÉCNICA


O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro disponibiliza para download suas publicações com Instruções Normativas elaboradas pela equipe técnica da instituição voltadas para a gestão de documentos nos órgãos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.


A intenção é divulgar, na íntegra, as obras, que não estão disponíveis para venda.


A democratização dessas informações, contudo, depende também da parceria dos internautas. Portanto, lembramos que é obrigatória a indicação da referência bibliográfica em todos os casos de citação do(s) trabalho(s).


O uso indevido de criação intelectual de terceiros sujeita o autor da ação às penalidades previstas na legislação específica.  


Acesse as publicações técnicas


Manual de Captura, Descrição, Guarda e Transferência do Acervo de Imagens em Papel e/ou Digitais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


O objetivo deste manual é auxiliar os órgãos vinculados à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro detentores e produtores de documentos arquivísticos audiovisuais e digitais, de valor permanente, quanto à captura, guarda e transferência dos seus acervos ao AGCRJ.


Manual de Descrição, Guarda e Destinação de Documentos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Atualizado em dezembro de 2020) 


O objetivo deste manual é auxiliar os órgãos vinculados à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro detentores e produtores de documentos arquivísticos, de valor permanente, quanto à guarda e transferência dos seus acervos ao AGCRJ.


Manual para implantação de Protocolo e Centro Arquivístico na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


O objetivo deste manual é auxiliar os órgãos vinculados à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro quanto à implantação de Protocolo e Centro Arquivístico.

 

Manual de Boas Práticas para Identificação, Transferência e Armazenamento de Imagens em Movimento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


O objetivo deste manual é auxiliar os órgãos vinculados à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro detentores e produtores de documentos audiovisuais, analógicos ou digitais, quanto à guarda e transferência dos seus acervos ao AGCRJ.

 

Gestión de Documentos en Tiempos Líquidos 

 

 

O objetivo desta obra é auxiliar o profissional no ofício da administração de Arquivos e na administração de Documentos, frente à transformação digital.   

Uma compilação das apresentações feitas pela Prof. Doutora María Manuela Moro-Cabero, da Universidade de Salamanca. Publicado em parceria com o AGCRJ, PPGARQ-UNIRIO e a Casa de Oswaldo Cruz.

 

 

EVENTOS

Além da elaboração de manuais técnicos de orientação de boas práticas no manejo de documentos públicos, a instituição disponibiliza os vídeos dos eventos realizados sobre o tema. Veja aqui os workshops que já ocorreram.