Saraus Cariocas: conversas musicadas sobre funk e jongo encerram a temporada 2023

 

Capítulos fundamentais da história da música do Rio de Janeiro, o funk carioca e o jongo são os temas dos dois encontros que encerram a temporada 2023 dos Saraus Cariocas – a série com que o Arquivo Geral da Cidade vem contando a história dos gêneros musicais surgidos no Rio através de bate-papos musicados com entrada franca para o público. No primeiro encontro, dia 07 de dezembro, MC Leonardo será o convidado para o sarau sobre funk carioca. Já no dia 14 o jongo será o tema do encontro com o Jongo da Serrinha.

 

Realizados no auditório do Arquivo Geral da Cidade (Rua Amoroso Lima, 15 - Cidade Nova), os saraus começam pontualmente às 12h30 e têm aproximadamente 60 minutos de duração. A condução das entrevistas é do coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral, o jornalista e músico Pedro Paulo Malta, e a entrada do público está sujeita à lotação do espaço.

 

Atração do dia 7 de dezembro, o funk carioca terá sua história contada e cantada num bate-papo com MC Leonardo, um dos mais representativos nomes do gênero musical no Rio de Janeiro da década de 1990. Bastante articulado e com muito o que dizer pela vivência que teve como morador da favela da Rocinha, ele criou raps que fizeram muito sucesso e entraram para a história como o “Rap das armas”, o “Rap do valão” e “Endereço dos bailes”. Este último, seu rap mais conhecido, estará na seleção de funks que ele preparou para cantar no auditório do Arquivo Geral, acompanhado pelo DJ JF na bateria eletrônica.

 

Já no dia 14 de dezembro será a vez de conhecermos a história e o som do jongo, gênero que está entre as raízes do samba e remete à virada entre os séculos 19 e 20, com a chegada de escravizados libertos ao Rio de Janeiro, em fluxos migratórios sobretudo do nordeste brasileiro e do Vale do Paraíba. Neste passeio pela história da nossa música teremos como guia o Jongo da Serrinha, conjunto em atividade há 60 anos que, liderado pelas cantoras Lazir Sinval e Deli Monteiro (ambas descendentes dos fundadores/mestres do grupo musical), relembrará jongos representativos de seu repertório.

 

Saraus Cariocas é uma série criada pelo Arquivo Geral da Cidade para jogar luz sobre os gêneros musicais brasileiros surgidos no Rio de Janeiro. Foi uma das iniciativas da instituição em 2022, quando o público pôde acompanhar cinco saraus: um sobre samba de terreiro (com Cláudio Jorge e Augusto Martins), outros sobre samba-enredo (com Teresa Cristina) e ainda marchinhas (com Soraya Ravenle e Luís Filipe de Lima), choro (com o Trio Turuna) e bossa nova (com Roberto Menescal e Cris Delanno). Já neste ano de 2023 foram duas as edições realizadas: samba-canção (com Márcio Gomes) e samba de gafieira (com Áurea Martins).

 

Assim como em todas estas nas edições, os encontros com MC Leonardo e o Jongo da Serrinha serão gravados em vídeo para registro e difusão no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Saraus Cariocas – encerramento da temporada 2023

 

Funk Carioca – com MC Leonardo
Dia: 07/12/2023, às 12h30

Local: Auditório do Arquivo Geral da Cidade
Rua Amoroso Lima, nº 15 – Cidade Nova – perto do Metrô Rio (estação Praça Onze)

Entrada franca – sujeita à lotação do espaço (126 lugares)

 

 

Jongo – com Jongo da Serrinha
Dia 14/12/2023, às 12h30

Local: Auditório do Arquivo Geral da Cidade
Rua Amoroso Lima, nº 15 – Cidade Nova – perto do Metrô Rio (estação Praça Onze)

Entrada franca – sujeita à lotação do espaço (126 lugares)