Direitos humanos e intolerância religiosa em pauta nos Depoimentos Cariocas: o professor e babalô Ivanir dos Santos é o novo entrevistado da série

 

O babalaô, professor e pós-doutor em História Comparada Ivanir dos Santos é o segundo entrevistado da temporada 2024 dos Depoimentos Cariocas, a série com que o Arquivo Geral da Cidade vem registrando memórias e reflexões de personalidades a partir de sua relação com o Rio de Janeiro. A entrevista, conduzida pelo jornalista e músico Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral, poderá ser vista no YouTube da instituição a partir desta terça-feira, dia 20 de fevereiro, às 17h, quando entrará no ar – no link https://www.youtube.com/watch?v=BgXmMhpZuJo – com chat aberto para quem acompanhar na estreia.

 

 

Na entrevista, gravada no auditório do Arquivo, em 05-02-2024, o professor Ivanir responde também a duas perguntas de convidados especiais: uma delas feita pelo documentarista e produtor cultural Dom Filó e a outra enviada pela deputada estadual Dani Monteiro, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Já a abertura da entrevista traz uma saudação da presidente do Arquivo Geral da Cidade, a historiadora Rosa Maria Araujo.

 

 

Na entrevista, Ivanir dos Santos relembra momentos marcantes de sua trajetória em defesa dos direitos humanos e no combate à intolerância religiosa, além das batalhas que enfrentou já na infância: nascido na extinta Favela do Esqueleto, na região do Maracanã, ele tinha sete anos de idade quando se tornou órfão de mãe, sendo entregue ao Serviço de Assistência ao Menor, o Sam – depois Fundação Nacional do Bem-Estar (Funabem).

 

 

A própria experiência levou o ex-interno à criação, já na década de 1980, do Centro de Articulação de Apoio a Populações Marginalizadas (o Ceap), à frente do qual elaborou um relatório sobre o extermínio de crianças brasileiras que, depois de ser entregue à Defense for Children International (DCI), em 1988, serviu de base para o Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado no Brasil em 1990. Daí vieram outras frentes de trabalho, inclusive no campo político, como ele também relembra em sua participação na série Depoimentos Cariocas.

 

 

Com a entrevista de Ivanir dos Santos, Depoimentos Cariocas chega a sua 34ª edição desde a estreia, em maio de 2021, quando o jornalista e escritor Zuenir Ventura foi o convidado da abertura da série. Desde então, foram registradas outras tantas memórias no YouTube do Arquivo Geral, como as dos compositores/escritores Nei Lopes, Paulo Cesar Pinheiro e Hermínio Bello de Carvalho, de fotógrafos como Walter Firmo, Evandro Teixeira e Luiz Carlos Barreto, de cantoras como Alaíde Costa, Leci Brandão, Zezé Motta, Dóris Monteiro e Áurea Martins, de escritores como Ruy Castro e Marina Colasanti e de comunicadores como Leo Batista, José Carlos Araújo e Adelzon Alves, entre outros.

 

 

Realizadas pela Coordenação de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, as entrevistas da série Depoimentos Cariocas são publicadas mensalmente no YouTube da instituição, que pode ser acessado através do seguinte link: https://www.youtube.com/@arquivodacidade