Hermínio Bello de Carvalho e grandes convidados nos Depoimentos Cariocas

 
 

O poeta, letrista e produtor Hermínio Bello de Carvalho é o convidado de mais um epsódio da série Depoimentos Cariocas Conduzido pelo coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, o bate-papo tem participações especiais da atriz Fernanda Montenegro, da cantora Maria Bethânia, do cantor Ney Matogrosso e do jornalista e escritor Sérgio Cabral, que fazem perguntas ao entrevistado.


 

Carioca do bairro de Olaria, onde nasceu há 87 anos (chegando aos 88 no próximo dia 28/03), Hermínio Bello de Carvalho tem farto currículo de serviços prestados à cultura brasileira. A começar pela música popular, escreveu sucessos em parceria com Paulinho da Viola ("Sei lá, Mangueira" e "Timoneiro"), Elton Medeiros ("Pressentimento"), Jacob do Bandolim ("Doce de coco"), Chico Buarque ("Chão de esmeraldas"), Cartola e Carlos Cachaça ("Alvorada"), entre outros grandes compositores.

 

Em sua trajetória profissional, também esteve à frente de produções importantes, como a do espetáculo "Rosa de ouro", realizado em 1965, reunindo as cantoras Araci Cortes e Clementina de Jesus (esta estreante, aos 63 anos) a sambistas como Paulinho da Viola (também estreante), Elton Medeiros e Nelson Sargento, entre outros. Já entre as produções fonográficas estão discos emblemáticos, como "Gente da antiga" (Clementina de Jesus, João da Baiana e Pixinguinha, 1968) e "O samba é minha nobreza" (Roberto Silva, Cristina Buarque e outros sambistas, 2002), entre muitos outros.  

 

Somam-se a isso dezenas de livros publicados (entre poemas, crônicas e perfis biográficos), os programas de TV que produziu e apresentou na antiga TVE (como "Água Viva" e "Contraluz") e sua atuação, no fim da década de 1970, na Fundação Nacional de Artes, a Funarte, onde liderou a produção do Projeto Pixinguinha: série de turnês nacionais de shows de música brasileira a preços populares, ainda hoje presente na memória de muitos fãs da música brasileira em todo o país.

 

Realizações que remetem a locais importantes para Hermínio Bello de Carvalho, como a Escola Municipal Deodoro (onde estudou, no bairro da Glória) e o auditório da Rádio Nacional (que frequentou no início da década de 1950), além de referências em sua formação, como o pesquisador Mário de Andrade, o cronista Jota Efegê e o poeta Carlos Drummond de Andrade, todos devidamente mencionados na entrevista, que tem 88 minutos de duração e é aberta com uma saudação da presidente do Arquivo Geral da Cidade, Rosa Maria Araujo.

 

A entrevista com Hermínio é a 23ª dos Depoimentos Cariocas, que é uma iniciativa do Arquivo Geral da Cidade e está em sua terceira temporada. Desde maio de 2021, a instituição, que é ligada à Secretaria Municipal da Casa Civil, produz e disponibiliza ao público entrevistas mensais, nas quais personalidades ligadas ao Rio compartilham suas memórias e reflexões sobre a cidade. Ruy Castro, Marieta Severo, Haroldo Costa, Zuenir Ventura, Paulo César Pinheiro, Nei Lopes, Cacá Diegues e Zezé Motta são alguns dos nomes que já passaram pela série e gravaram seus depoimentos, todos disponíveis para visualização no YouTube do Arquivo Geral: https://www.youtube.com/arquivodacidade