Depoimentos Cariocas: histórias e cliques do Rio entre as memórias do fotojornalista Evandro Teixeira

 

 

 

A passeata dos cem mil, em 1968. Um ônibus que atravessa uma enchente no fim da década de 1980. Ayrton Senna requebrando no Sambódromo em 1992. A ocupação do Forte Copacabana na manhã chuvosa de 1º de abril de 1964. Chico Buarque, Vinicius de Moraes e Tom Jobim deitados sobre as mesas de uma churrascaria em 1979.

 

 

Instantes da história do Rio de Janeiro que acabaram eternizados pela lente de um mestre da fotografia: Evandro Teixeira, o veterano do fotojornalismo que é o 28º entrevistado da série Depoimentos Cariocas, que entra no ar nesta quinta-feira (10/08), às 17h, no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, com chat aberto para quem acompanhar o bate-papo na estreia – acesse aqui (https://youtu.be/olShGnUufaY).

 

 

Com 78 minutos de duração, a entrevista – conduzida por Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral – passa também por memórias do golpe militar do Chile, do funeral do poeta Pablo Neruda, das copas do mundo e do centenário da Guerra de Canudos. Coberturas marcantes na trajetória profissional de quase sete décadas de Evandro, nascido há 87 anos em Irajuba, na Bahia.

 

 

Radiado no Rio de Janeiro desde 1957, quando trabalhou no Diário de Notícias e no Mundo Ilustrado, chegou em 1963 ao veículo de imprensa onde construiu praticamente toda sua carreira: o Jornal do Brasil, onde permaneceu até 2010, quando o impresso deixou de circular.

 

 

A entrevista com Evandro Teixeira, gravada no dia 28 de julho de 2023, no auditório do Arquivo Geral da Cidade, tem participações especiais do jornalista Flávio Pinheiro e da fotojornalista Gabriela Biló, que enviaram perguntas ao entrevistado. Já na abertura, a saudação inicial é da presidente do Arquivo Geral, a historiadora Rosa Maria Araujo.

 

 

Inaugurada em maio de 2021, com a proposta de registrar as memórias e reflexões de personalidades que vivem no Rio de Janeiro, a série Depoimentos Cariocas é uma iniciativa da Coordenação de Promoção Cultural do Arquivo Geral, responsável pela realização das entrevistas que vão ao ar mensalmente no YouTube da instituição (https://www.youtube.com/arquivodacidade).

 

 

Neste painel de memórias e pontos de vista sobre a cidade estão depoimentos como os dos escritores/jornalistas Ruy Castro e Zuenir Ventura, do produtor Haroldo Costa, da atriz Marieta Severo, dos compositores/escritores Paulo César Pinheiro, Nei Lopes e Hermínio Bello de Carvalho, das cantoras Dóris Monteiro e Tia Surica, do antropólogo Roberto DaMatta e dos fotógrafos Walter Firmo e Luiz Carlos Barreto, entre outros.