Saraus Cariocas: Samba de Gafieira com Áurea Martins - 130 anos do Arquivo Geral do Arquivo Geral da Cidade

 

O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro completou 130 anos no último dia 5 de agosto, mas a comemoração será na próxima quarta-feira, dia 23, às 18h30, no Palácio da Cidade (Rua São Clemente, 360 – Botafogo), que vai receber uma edição especial dos Saraus Cariocas, a série de entrevistas musicadas com que o Arquivo vem contando a história dos gêneros musicais surgidos da cidade.

 

Nesta edição, o samba de gafieira será o tema do encontro com Áurea Martins, a diva da noite carioca de 83 anos, 60 dos quais dedicados à carreira de crooner de gafieiras e boates em toda a cidade – no Centro, em Copacabana, na Lagoa, na Lapa e em seu bairro natal, Campo Grande. Vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2009, na categoria melhor cantora, ela será acompanhada no sarau pelo violonista Lucas Porto e pelo bandolinista Luís Barcelos.

 

O bate-papo musicado sobre samba de gafieira será o sétimo encontro dos Saraus Cariocas, a série que já passou pelas histórias e pelos repertórios do samba de terreiro (com Cláudio Jorge e Augusto Martins), do samba-enredo (com Teresa Cristina), das marchinhas (com Soraya Ravenle e Luís Filipe de Lima), do choro (com o Trio Turuna), da bossa nova (com Roberto Menescal e Cris Delanno) e do samba-canção (com Márcio Gomes). Gravados em vídeo, todos os saraus estarão em breve no YouTube do Arquivo Geral da Cidade.

 

O evento do próximo dia 23/08 é aberto ao público e tem entrada franca, sujeita à lotação do espaço – pedimos a todas e todos que confirmem presença através do link: https://bit.ly/3YA0Kin.