Memórias de Alaíde Costa: diva da canção brasileira abre a quarta temporada dos Depoimentos Cariocas

 

A próxima terça-feira (16/01) é dia de tapete vermelho nos Depoimentos Cariocas. Para abrir a temporada 2024 da série de entrevistas criada pelo Arquivo Geral da Cidade para registrar as memórias e reflexões de personalidades sobre o Rio de Janeiro teremos ninguém menos que a cantora e compositora Alaíde Costa. Nesta entrevista exclusiva, com participações especiais do compositor Guinga e da cantora Áurea Martins, a artista revisita momentos importantes de sua trajetória em conversa com o coordenador de promoção cultural do Arquivo, o jornalista e cantor Pedro Paulo Malta, como o público poderá ver no YouTube do Arquivo Geral, onde o depoimento estará acessível a partir das 17h de terça, no seguinte link: https://youtu.be/N5tbges6k7M

 

Lembranças de Água Santa (seu bairro de origem, na zona norte do Rio), da vida escolar e das primeiras cantorias – em programas de calouros no circo e no rádio – também estão entre as memórias evocadas pela artista de 88 anos, dos quais mais de 70 foram dedicados à música. Uma carreira que remete ao início da década de 1950, quando estreou no rádio, nos discos e na noite, como crooner do Dancing Avenida, na Cinelândia, já com a delicadeza entre as marcas de seu canto. Na entrevista, Alaíde relembra também as reuniões de bossa nova, seus principais parceiros (Johnny Alf, Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e sua participação marcante no LP “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges (1972), recriando o samba “Me deixa em paz”, de Monsueto Menezes.

 

Com as memórias de Alaíde Costa, Depoimentos Cariocas chega à 33ª entrevista desde o início da série, em maio de 2021, quando o Arquivo Geral da Cidade começou a registrar as memórias e reflexões de personalidades sobre o Rio de Janeiro, com depoimentos mensais publicados no YouTube da instituição. Entre as 32 entrevistas já realizadas há relatos preciosos de cariocas como os escritores/jornalistas Ruy Castro e Zuenir Ventura, o produtor Haroldo Costa, a atriz Marieta Severo, os compositores/escritores Paulo César Pinheiro, Nei Lopes e Hermínio Bello de Carvalho, as cantoras Dóris Monteiro e Tia Surica, os locutores Leo Batista e José Carlos Araújo, o antropólogo Roberto DaMatta e os fotógrafos Walter Firmo e Luiz Carlos Barreto, entre muitos outros.

 

Algumas curiosidades sobre os Depoimentos Cariocas em suas três temporadas:

 

  1. Duração total das 32 entrevistas: 2.573 minutos;

  2. Entrevistada mais idosa: Terezinha Saraiva (96 anos), atualmente 98;

  3. Entrevistado mais jovem: Evandro Mesquita, 71 anos;

  4. Entrevista mais longa: Haroldo Costa (2 horas e 10 minutos);

  5. Entrevista mais curta: Tia Surica (32 minutos);

  6. Entrevistados não nascidos no Rio de Janeiro: 12 no total (3 mineiros, 2 paulistas, 2 fluminenses... E uma nascida no exterior, Marina Colasanti, natural da Eritreia).

 

 

Todas as entrevistas da série Depoimentos Cariocas podem ser acessadas no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro: https://www.youtube.com/arquivodacidade